quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Museu da Música de São João del-Rei: a Cidade dos Sinos

A cidade de São João del-Rei. um espaço histórico interessantíssimo. Vale uma visita.
Lá temos entre seus espaços museológicos o Museu da Música de São João del-Rei.
 
Desde a fundação da Vila de São João del-Rei (XVIII), a música é um elemento presente no cotidiano. Quando eu cheguei na cidade, em dezembro de 2012, encontrei um sanfoneiro e uma Folia de Reis em plena praça popular.
 

 
Segundo os dados do museu, ainda no século XVIII, foram fundadas duas das entidades que mais se destacaram no cenário musical da cidade até os dias atuais: as orquestras Lira Snajoanense e Ribeiro de Bastos. A cidade é considerada uma das cidades mineiras mais tradicionais na arte musical. É conhecida como a Cidade dos Sinos, e é o berço de muitos compositores.

Possui também tradicionais bandas de música: Banda do 11º Batalhão, a Salesiana Meninos e Meninas de D. Bosco, a Theodoro de Faria, a do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, a Municipal Santa Cecília e a Orquestra Popular Livre.
O Conservatório Padre José Maria Xavier e o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei destacam-se no ensino musical.
A cidade conta ainda com um acervo destinado à pesquisa no Centro de Referência Musicológica José Maria Neves -CEREM.


É um salão amplo onde intrumentos e o histórico da música regional são expostos.~ Logo na entrada temos o estandarte da Orquestra Lira Sanjoanense. Alegoria onde constam os nomes de diretores e autores da orquestra de 1776 a 1976.

 Próximo ao etandarte temo o contrabaixo, fabricado pelo luthier João Onofre em 1948, do acervo da orquetra Ribeiro de Bastos, e o arco de crina.
 


 Abaixo imagens do museu.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário